Programando
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Palavras-chaves

Últimos assuntos
» Alguém minsina
por Admin Qua 2 Set 2015 - 0:57

» Sobre o que perguntar
por Admin Qua 2 Set 2015 - 0:55

» Hello World (C++)
por Admin Qua 26 Ago 2015 - 14:36

» Regras do Fórum
por Admin Dom 16 Ago 2015 - 17:44

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário


Sobre o que perguntar

Ir para baixo

Sobre o que perguntar Empty Sobre o que perguntar

Mensagem por Admin Qua 2 Set 2015 - 0:55

O fórum está em fase inicial e já encontrou um de seus problemas principais A questão sobre o que perguntar.

Se for parar pra pensar, esse ponto é ridiculamente importante, mas a resposta nem sempre é tão óbvia. Ela parece ser simples, mas assim que alguém se depara com a opção de  criar um "Novo tópico", acaba percebendo que é ligeiramente mais complicado.

Vou tentar comentar um pouco a respeito, sob o nome de um brainstorm, se me permitem.

A proposta deste espaço é ser uma plataforma para trocar conhecimentos. Isto é, um lugar onde você ou eu possa postar dúvidas, responder as dos outros, postar tutoriais ou explicações sobre algum assunto, se socializar e, enfim, contratar ou ser contratado para aulas privadas para tirar dúvidas pessoalmente. Isso em um cenário de "gamification", onde temos a Reputação, que seria como um "xp" (experiência), além da recompensa em Moedas (dinheiro, real). A ideia não é dar conhecimento de graça, mas sim tentar receber algo em troca, equivalente ao quão bem julgado você foi. (e o quão bem o fórum em si foi julgado, claro).

Mas ideias são só ideias e a prática delas não é tão simples assim, pelo simples fato de que todos temos limitações.

Na prática, o maior problema reside em: O que diabos eu vou perguntar?

Pense bem. Em uma escola ou universidade, ao estar na aula, imerso no contexto do conteúdo, você pode pensar em uma pergunta pra fazer. Muitos não o fazem, ou o fazem mas tem vergonha de perguntar, mas o fato é que é mais simples.

Em casa ou em outro ambiente, onde é só você e o conteúdo, sem qualquer mediador, é importante notar que você próprio precisa estar responsável. E o "choque" dessa diferença começa aí.

Seja para tirar dúvidas com o próprio professor, em horário extra-aula, ou aqui mesmo, só está você e o meio. Como saber o que deve ou não fazer?

O fórum é só a plataforma. Na hora de postar, é preciso fazer um exame interno. Se você já está estudando, ou seja, está contextualizado, dá pra notar o que sabe ou não sabe. Se conseguiu entender bem o conteúdo durante as aulas, a pergunta será mais direta. E isso deve ser como uma relação diretamente proporcional, de modo que quanto menos você tiver entendido, mais difícil será formular uma pergunta, ou seja, é mais difícil até mesmo dizer o que não sabe.

Nas horas mais complicadas, tem-se a guilda. Ainda é possível tentar perguntar, mas contanto que passe antes por esse exame interno. Deve ser meio ridículo ver uma postagem que fale sobre "como perguntar", mas a verdade é que só é possível obter uma resposta desejada se houver uma pergunta. Não há fórmula; mas, se não perguntar, não terá resposta alguma.  (P implica R).

Claro que, por ser um ambiente aberto, alguém pode ter feito a pergunta exata por você, mas não muda a regra-padrão P->R, e esperar que alguém adivinhe o que você não sabe, sendo que nem você o fez, é pedir demais.

Não há problema algum em não saber ou formular mal uma pergunta, ainda mais num ambiente virtual onde o tempo não é um problema (cada um entra na hora que quiser e puder). Mas saber fazer esse exame é um dos pontos-chave para se ter acesso a boas perguntas, e assim descobrir o quanto você sabe ou não sobre algo. Seja seu objetivo aprender de fato ou apenas tirar boas notas, em ambos isso acaba se tornando útil, no meu ponto de vista.

Não é uma divagação filosófica. Não estou sugerindo que passe horas diante do computador pensando "Só sei que nada sei". Só estou dizendo que, se você não sabe o que perguntar, deve vasculhar o conteúdo que te interesse (seja programação, matemática, lógica ou qualquer outra coisa, sob o nome de uma disciplina ou não), e descubra o que você não entende. Assim sairá do campo das ideias abstratas e terá um problema concreto pra resolver. E aí, pode ser que não seja pelo fórum; mas, se optar por compartilhar conosco, o ambiente estará sempre aberto para você.

Espero que essa divagação possa ter sido útil.

Admin
Admin

Mensagens : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/08/2015

https://programando.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos